Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

BEBIDA E DIREÇÃO PERIGO CONSTANTE

Conduzir sob efeito de bebida alcoólica, conforme a Legislação em vigor é um ato criminoso. Apesar disso, mais de 50% dos acidentes de trânsito no Brasil, envolvem alguém alcoolizado.


A maioria das pessoas que dirigem alcoolizadas “acredita” que está bem, com reflexos e reações normais. Isso ocorre devido à falsa sensação inicial de leveza e bem estar que o álcool proporciona. Além disso, o álcool induz as pessoas a fazerem coisas que normalmente não fariam, seja por excesso de confiança ou pela perda da noção de perigo e respeito à vida.

Os principais efeitos do álcool no organismo são: diminuição da coordenação motora, visão distorcida, dupla e fora de foco, raciocínio e reações lentas, falta de concentração, diminuição ou perda do espírito crítico, além da baixa qualidade de julgamento.

Pessoas alcoolizadas tendem a ter comportamentos nocivos no trânsito como: excesso de velocidade, manobras arriscadas, avaliação incorreta de distâncias, erros visuais, com desvios de direção, erros por reações fora do tempo, atrasadas, perda do equilíbrio e perda do controle da situação. Todos os comportamentos citados podem comprometer a segurança do trânsito.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), alterado pela Lei 11.705/08, dirigir sob influência de qualquer quantidade de álcool é infração gravíssima, com multa agravada em cinco vezes, retenção do veículo, recolhimento da CNH e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. No entanto, dirigir com concentração de álcool igual ou superior a 6 decigramas por litro de sangue é considerado crime de trânsito, acrescendo ao condutor a pena de seis meses a três anos de prisão.

Dirigir ou pilotar alcoolizado não é apenas uma infração: é uma irresponsabilidade, um crime que expõe pessoas inocentes a riscos desnecessários e irreversíveis. Ter consciência significa refletir sobre essas questões antes de começar a beber, para jamais dirigir ou pilotar depois de ter ingerido qualquer quantidade de álcool.

O trânsito exige comportamentos seguros e responsáveis, por este motivo, o Portal dá algumas dicas para os motoristas. “Se vai dirigir, não beba, se bebeu não dirija”, esta ainda é a melhor de todas as regras. Se pretende beber, vá de táxi. Se for de carro e resolver beber, volte de carona. Ao sair com amigos, escolham o “motorista da vez”, aquele que ficará sem beber para poder dirigir. Não dirija, mesmo que aparentemente, o efeito da bebida tenha passado, pois é provável que ainda haja álcool no sangue. Ao presenciar pessoas alcoolizadas que estejam prestes a dirigir, empenhe-se ao máximo para fazê-la mudar de ideia. Providencie carona ou transportes alternativos para que a pessoa alcoolizada chegue em casa com segurança. Recuse-se terminantemente a ser conduzido por pessoas alcoolizadas. Evite os horários mais perigosos. O maior número de acidentes envolvendo pessoas alcoolizadas ocorre entre a noite de sexta-feira e a madrugada de domingo.
Você pode fazer um trânsito melhor. Use estas dicas e torne a sua vida e a dos demais usuários do trânsito mais segura.


fonte: http://www.portaldotransito.com.br/semana-nacional-de-transito/o-perigo-de-dirigir-apos-beber.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário