Pesquisar este blog

sábado, 11 de fevereiro de 2012

FRANÇA E BÉLGICA PAGAM POPULAÇÃO PARA USAREM AS BICICLETAS COMO MEIO DE TRANSPORTE


A França vai seguir o exemplo da Bélgica e incentivar trabalhadores para usarem a bicicleta como meio de transporte. Isso mesmo: quem for pedalando para o trabalho vai receber por isso. A indenização foi apresentada no último dia 16/01, em Paris.

O valor do incentivo, inclusive, será o mesmo que o da Bélgica: € 0,21 por quilômetro pedalado. As empresas que adotarem o modelo receberão isenções do Estado. Os esforços são motivados principalmente pela meta combinada entre os países da União Europeia de que, até 2050, todos devem diminuir a emissão de CO2 para 308 milhões de toneladas por ano.

Em declaração ao jornal Le Figaro, o prefeito do 15º distrito de Paris, Philippe Goujon,  estimou que os 2 milhões de pessoas que usam bicicleta para irem ao trabalho na França (com média de cinco quilômetros de percurso) “terão custo de 20 milhões de euros para o Estado”.

Já em entrevista ao jornal ‘Metro’, o ministro dos Transportes Thierry Mariani indicou que outras medidas para mudar o trânsito estão sendo estudadas e podem entrar em prática. Entre elas, estão: modificar a norma de circulação para permitir que os ciclistas avancem o semáforo vermelho quando virarem à direita, marcar as bicicletas com código para combater roubos e construir mais ciclovias.

Mariani comentou que, na França, a utilização desse meio de transporte permite economizar € 5,6 bilhões de euros pelos benefícios que proporciona à saúde das pessoas, além de limitar os gases poluentes.

Ele ainda diz que, se cada europeu pedalasse 2,6 quilômetros por dia ao invés de usar um carro, o transporte seria responsável por uma queda de 15% das emissões de CO2, principal responsável pelo aquecimento global.

fonte: site trânsito + gentil http://www.transitomaisgentil.com.br/blog/?p=2883

Nenhum comentário:

Postar um comentário