Pesquisar este blog
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Saiba que cuidados tomar ao dirigir na chuva
O inverno está chegando e por conseqüência, os já conhecidos problemas de enchentes e alagamentos em ruas e avenidas das cidades. O número de acidentes de trânsito tendem a aumentar em dias de chuva. E para quem dirigir no meio de um temporal, ou mesmo com a pista molhada, os especialistas recomendam calma, prudência e muito cuidado.
As recomendações básicas, independente de uma chuva fina ou uma pancada, são diminuir a velocidade, acender o farol, ligar o limpador de pára-brisa, o desembaçador e manter a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel da sua frente.
O principal perigo em dias de chuva está na aquaplanagem, quando o pneu perde contato com o solo e fica sem aderência, sem controle nenhum para evitar um acidente assim, recomenda-se “jamais frear bruscamente”. O ideal é desacelerar e deixar que a força da gravidade coloque o carro em contato com o asfalto. Outra dica é sempre olhar pelo retrovisor.
Se o pneu deixar um rastro grosso no asfalto, por uma boa distância, significa que ele não está numa situação perigosa. Agora, se as marcas estão muito próximas ao automóvel ou não existem, infelizmente está em uma situação de risco.
Veja algunhas dicas que podem ajudar nesta situação:
1- Acenda o farol baixo. Além de melhorar a visão, o veículo de trás poderá se guiar melhor com as luzes vermelhas e evitar uma colisão. Se estiver em movimento, nunca ligue o pisca alerta. Ele só deve ser acionado quando o carro estiver parado.
2- Diminua a velocidade e mantenha uma distância mínima de 8 metros do veículo à sua frente.
3- Não freie bruscamente e nem faça manobras perigosas.
4- Quando acionar o parabrisa, use-o com o esguichador. Mantenha a velocidade do limpador de para-brisa no mesmo nível que o volume de água. As palhetas devem ser trocadas uma vez por ano e o reservatório deve sempre ter água mesclada com detergente neutro ou aditivos.
5- Quando os vidros começarem a embaçar, passe um pano limpo por dentro do carro. Jamais use as mãos, pois a gordura natural da pele só piora a situação. Tente deixar os vidros uns dois dedos abertos para criar uma circulação de ar. Ligue o ventilador interno ou o ar-condicionado. O carro deve esfriar por dentro para desembaçar os vidros.
Se os vidros já estiverem embaçados, o processo é inverso, ligue o ar quente.
6- Não pense duas vezes antes parar o carro no acostamento e esperar a chuva diminuir ou passar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário