Pesquisar este blog

domingo, 3 de julho de 2011

DE BICLETAS AS MOTOS DE HOJE A EVOLUÇÃO

Foi com a invenção da roda que o homem impulsionou o desenvolvimento do mundo, se olharmos ao redor vemos tal aplicação em quase tudo hoje existente desde um pequeno mecanismo de um relógio até uma roda de um ônibus espacial.

A partir da roda foram feitos veículos e destes foram feitas estradas e destas as cidades, elas  cresceram com o comércio entre elas da mesma forma que se desenvolveram as cidades,estradas mais ainda se desenvolveram os veículos evolução deles é prova do quanto a roda tem importância no mundo todo.

Um exemplo bom disso é a nossa famosa bicicleta , mas poucos sabem de sua evolução e a gama de outros que nasceram através delas.



 Documentos históricos guardados no Museu de Madrid mostram projetos de uma bicicleta do grande inventor italiano Leonardo da Vinci. Estes projetos, elaborados no século XV, não foram executados.
  
A mais antiga das bicicletas foi chamada em seu país de origem, a França, de “cavalinho-de-pau”. Este importante meio de transporte surgiu na cidade de Paris em 1818. Esta primeira versão não possuía pedais e provocava muito cansaço em que andava com ela.              

 
A moto foi inventada simultaneamente por um americano e um francês, sem se conhecerem e pesquisando em seus países de origem. Sylvester Roper nos Estados Unidos e Louis Perreaux, do outro lado do atlântico, fabricaram um tipo de bicicleta equipada com motor a vapor em 1869. Nessa época os navios e locomotivas movidas a vapor já eram comuns, tanto na Europa como nos EUA, e na França e na Inglaterra os ônibus a vapor já estavam circulando normalmente.

As experiências para se adaptar um motor a vapor em veículos leves foram se sucedendo, e mesmo com o advento do motor a gasolina, continuou até 1920, quando foram abandonadas definitivamente.                                                   
 O inventor da moto com motor de combustão interna foi o alemão Gottlieb Daimler, que, ajudado por Wilhelm Maybach, em 1885, instalou um motor a gasolina de um cilindro, leve e rápido, numa bicicleta de madeira adaptada, com o objetivo de testar a praticidade do novo propulsor. A glória de ser o primeiro piloto de uma moto acionada por um motor (combustão interna) foi de Paul Daimler, um garoto de 16 anos filho de Gottlieb. O curioso nessa história é que Daimler, um dos pais do automóvel, não teve a menor intenção de fabricar veículos motorizados sobre duas rodas. O fato é que, depois dessa máquina pioneira, nunca mais ele construiu outra, dedicando-se exclusivamente ao automóvel.

Até chegarmos as nosssas motos de hoje muito se evoluiu para sua modernização e ao mesmo tempo uma gama de outras coisas como nossa sinalização, regras de circulação, leis e segurança.  Hoje, após mais de 150 anos, há motos de todos os tipos e tamanhos, com motores de 8 cv aos que beiram os 200 cv, tudo para atender ao gosto de todos e assim, continuar a fazer parte da história da humanidade.


Para os amantes das motocicletas ou até mesmo para aqueles que apreciam uma boa leitura e tem curiosidade em saber mais da historia da evolução das motos fica a dica para lerem o livro "MOTOCICLETAS" de Fausto Macieira a onde ele conta toda historia desde a roda até as motos de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário