Se comemora o centenario da criação do codigo de trânsito Brasileiro, muito se modificou durante todos esses anos de acordo com a necessidade de cada época.
Não seriam necessárias as criações de leis para punir infratores em todas as esferas da sociedade, tanto relativas ao trânsito como a crimes praticados por roubo, assasinato e outros mais se o amor ao próximo, o respeito a vida , a valorização do ser humano fossem pontos de referencia nas decisões que cada indivíduo, partindo deste principio é que foram criadas tantas leis hoje existentes em nosso país para que assim se possa tentar proteger um pouco o lado mais fraco.
Alguns até afirmam que justamente o problema de nosso país é justamente a criação de tantas leis que caem no esquecimento da população ou quando não se perde a força de sua criação, deixando um espaço vago entre a necessidade e a moralidade a onde a socidade a preenche sempre com o mesmo pensamento da normalidade, para muitos que é normal é justamente o anormal .
Vendo no site do DENATRAN uma publicação bastante interessante sobre esses 100 anos de legislação de trânsito a onde se foi feito um minucioso trabalho de resgate dessa história de todas as mudanças sofridas pelo tempo e pelas transformações sociais, políticas, econômicas, tecnológicas.
Um acervo vasto com fotos e assuntos interessantes que selecionei para aqueles que queiram apenas ter uma ideia sem ter o trabalho de acessar a pagina como por exemlo:
A lei 312 de 24.05.56 Permite aos pleiteantes, ainda que analfabetos, a inscrição para a obtenção de
carteira de habilitação de carroceiro e cocheiro de veículo hipomovel. Revogada pela Lei nº 5.108
A lei 390 de 20.03.68 Regulamenta o funcionamento das escolas de formação de condutor de veículo automotor em todo o território nacional. Revogada pela Resolução nº 504/76
A lei 397 de 25.07.68 Dispõe sobre a autorização para dirigir veículo automotor a menor que tenha 17 anos de idade. Revogada pela Resolução nº 298/08
Essas são algunhas para servir de exemplo de como interessante é o assunto além de trazer um acervo de fotos de época
Para quem se interessar em ver o conteúdo pode pode acessar o link: http://www.denatran.gov.br/publicacoes/download/100_anos_Denatran.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário