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quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mais de 10 mil homens trabalharão na segurança na "Operação Carnaval 2012"


A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) divulgou nesta terça-feira (14), o plano operacional para o Carnaval de 2012. Ao todo mais de 10 mil homens vão trabalhar na segurança dos cearenses e turistas que vão festejar o Carnaval.

Polícia Militar - A PMCE vai colocar nas ruas 8.696 homens, sendo 4.367 militares na Capital e Região Metropolitana e 2.832 no Interior. Além destes, a PM vai reforçar o policiamento com 1.497 homens que atuarão em todo o Estado. A Polícia Militar contará também com 2.339 viaturas em todo o Estado, sendo 1.130 na Capital e Região Metropolitana e 1.094 no Interior, além do reforço de mais 115 viaturas no Estado.

Polícia Civil - No efetivo da polícia civil serão 378 policiais trabalhando na Capital e Região Metropolitana e 693 no Interior do Estado. A Polícia Civil também contará com um reforço de 151 policiais. Também estarão a disposição da polícia 32 viaturas em Fortaleza, 90 no Interior, além de um acréscimo de 39 viaturas para o período do Carnaval.

Corpo de Bombeiros - O Corpo de Bombeiros vai atuar nos principais municípios do litoral cearense,além dos que possuem lagos, lagoas, rios e açudes. Serão 390 homens trabalhando na Capital e Região Metropolitana e 107 no Interior do Estado. O efetivo receberá um reforço também de 301 bombeiros, totalizando 798 militares em serviço durante o Carnaval. Também serão usadas 92 viaturas na Capital e Região Metropolitana e 47 viaturas no Interior, além do reforço de 11 viaturas, totalizando 150 viaturas do corpo de bombeiros.

Perícia Forense - Para o período do Carnaval estarão a serviço 46 peritos para atender a Capital cearense e a Região Metropolitana de Fortaleza. Para o Interior serão 29 peritos


fonte site GOVERNO DO ESTADO: http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/5230-mais-de-10-mil-homens-trabalharao-na-seguranca-na-qoperacao-carnaval-2012q


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

INFORMAÇÃO ERRADA DIVULGADA ATRAVÉS DE EMAIL E POR ALGUNS BLOGS SOBRE A RENOVAÇÃO DA HABILITAÇÃO


A mensagem divulgada através de email e alguns blogs a respeito da renovação da CNH ( carteira nacional de habilitação) vem causando uma certa confusão na cabeça dos motoristas.


Segundo a mensagem " Foi criada uma lei, na mesma época em que foi criada a lei seca, que só pode ser renovada a carteira durante o prazo de no máximo 30 dias após o vencimento da mesma. Após esse prazo, a carteira é cancelada automaticamente e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira.".


Em princípio  ocorre que todas as leis, resoluções e portarias originadas do governo federal são publicadas no Diário Oficial da União - DOU. Na verdade, elas somente entram em vigor a partir da data da sua publicação, a menos que seja explicitada outra data.

 Portanto, não é verdade que alguma lei tenha entrado em vigor sem a devida divulgação através do DOU. Pode até acontecer de a imprensa comercial não divulgar o surgimento de novas leis, mas isso é outra história.


A Resolução 276 do CONTRAN, datada de 25 de abril de 2008, "e não uma lei" estabeleceu os "procedimentos necessários ao recadastramento dos registros de prontuários de condutores".

Essa resolução criou grande celeuma e foi revogada pela DELIBERAÇÃO CONTRAN 71/08. Tal revogação ocorreu em virtude de ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF-MG). Mas demorou para ser revogada.

 Fala sobre o cancelamento de milhões de carteiras de motoristas. Todas as carteiras, ainda em plena e total validade, mas sem a foto e sem assinatura digital, seriam canceladas.

E estabelecia que todas as carteiras sem a foto do condutor deveriam ser renovadas até agosto de 2008. A ação civil foi impetrada em 17 de novembro de 2008.

Sobre a renovação da C.N.H na verdade o condutor não tem tempo definido para renovar sua habilitação, caso a habilitação esteja vencida a mais de 30 dias ele não poderá dirigir com o documento enquanto não realizar os exames de saúde e de aptidão física.


"Mas isto não significa que terá de fazer todos os procedimentos novamente".
A renovação se dá de 05 em 05 anos até os 65 anos de idade do condutor, sendo mais de 65 anos o prazo é de 03 em 03 anos.

Vale lembrar que no caso do condutor for flagrado dirigindo um veículo com a C.N.H vencida a mais de 30 dias será punido com multa no valor de R$ 191,54  e 07(sete) pontos na habilitação.


 

STJ: quebra de vidro de carro para furto de som não é crime




De acordo com uma decisão da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a destruição do vidro de veículo para retirada de objeto que se encontra em seu interior não se caracteriza qualificadora para crime de furto. Os ministros levaram em conta o princípio da proporcionalidade da pena, porque, quando o vidro é rompido para se furtar o próprio veículo, o crime é considerado simples.

Segundo a Coordenadoria de Editoria e Imprensa do STJ, o caso analisado aconteceu na cidade de São Paulo. Um suspeito quebrou o vidro do carro e retirou a frente removível do aparelho de som. O furto foi percebido por algumas pessoas, que perseguiram o homem. O relator do habeas corpus julgado é o ministro Nilson Naves e a decisão foi por maioria – quatro votos a um.

Para o ministro relator, não se pode destinar pena mais grave àquele que, ao quebrar o vidro, furta somente o aparelho de som. O relator afirmou que o princípio da proporcionalidade veda toda sanção injustificável quando comparada com a consequência prevista para a hipótese mais grave.

Esa foi a primeira vez que o STJ entende desta forma a quebra do vidro de veículo. Até então, os ministros dos dois órgãos julgadores de Direito Penal no STJ – Quinta e Sexta Turma – vinham entendendo que o furto de som em veículo era qualificado, pelo rompimento do obstáculo (o vidro do carro em si).

A Sexta Turma reavaliou a questão. De acordo com a coordenadoria, para a maioria dos ministros, não há como considerar o vidro do veículo um obstáculo apto a configurar a qualificadora constante do Código Penal. “Trata-se o vidro de coisa quebradiça, frágil, que, no mundo dos fatos, não impede crime algum nem é empregada com essa finalidade pelo proprietário”, ponderou o ministro Naves. Apenas o desembargador convocado Haroldo Rodrigues votou contra.

Entenda a legislação
A qualificação do furto pode dobrar a pena se comparada àquela prevista para o furto simples. Enquanto o crime simples é punido com reclusão de um a quatro anos, o crime qualificado pode resultar em uma condenação de dois a oito anos de prisão. A qualificadora de rompimento de obstáculo é prevista no parágrafo 4º do artigo 155 do Código Penal.


fonte site PORTAL DO TRÂNSITO: http://www.portaldotransito.com.br/noticias/stj-quebra-de-vidro-de-carro-para-furto-de-som-nao-e-crime.html

Ministério das Cidades dá dicas de segurança para o Carnaval


As pesquisas comprovam que o consumo de álcool, mesmo em quantidade pequena, aumento o risco de acidentes, tanto para condutores como para pedestres. Além de provocar a diminuição de funções indispensáveis à segurança ao volante, como a visão e os reflexos, o álcool diminui também a capacidade de discernimento, estando em geral associado a outros comportamentos de risco, como excesso de velocidade e a não utilização dos equipamentos de segurança.
Para que os foliões aproveitem ao máximo os dias de festa, medidas simples podem fazer a diferença:
- Evite utilizar o carro para chegar ao local das festas, evitando congestionamentos e danos ao seu veículo.
- Caso você tenha ingerido qualquer quantidade de bebida alcoólica, nunca assuma a direção do seu veículo ou de qualquer outra pessoa. Pegue uma carona com um amigo que não tenha bebido ou chame um táxi. Outra boa opção é nomear, entre os membros de sua turma ou família, o Amigo da Vez, e o escolhido não poderá beber para conduzir todos em segurança.
- Se for viajar, certifique-se que o seu veículo está em boas condições
- Respeite sempre  a velocidade da via e a sinalização.
- Não dirija se sentir cansaço ou sono.
- Motorista e passageiros devem usar o cinto de segurança e as crianças colocadas em cadeirinhas ou assentos de elevação;
- Motorista estajam atentos aos pedestres. Com o aumento do fluxo de pessoas nas ruas durante o carnaval, o risco de atropelamento aumenta.
- Crianças devem estar sempre acompanhadas dos responsáveis e devem ser conduzidas pelo punho, principalmente próximo à ruas e avenidas.
- Pedestres prestem atenção no trânsito e procurem atravessar a rua sempre utilizando as faixas de pedestre.
- Motociclistas não devem deixar de usar os equipamentos de segurança obrigatórios, como o capacete.
- Não fale ao celular ou envie mensagens enquanto estiver ao volante.
Seguindo estas dicas, o carnaval de 2013 está garantido!




fonte site DENATRAN: http://www.denatran.gov.br/ultimas/20120213_carnaval.htm

DETRAN-CE fará fiscalização no Carnaval com 300 agentes


O DETRAN-CE atuará no período de 16 a 22 próximos, durante a Operação Carnaval 2012, com 300 servidores, além de agentes da Polícia Militar do Ceará, a maioria dos quais agentes de trânsito, nas rodovias estaduais realizando 238 operações de fiscalização, nas zonas de Praia, Serra e Sertão. Todas as equipes terão bafômetro para verificar o nível de álcool no sangue, com base na Lei Seca.

Além da fiscalização nas rodovias com maior fluxo de veículos, como ocorre,historicamente, nas CEs 040 (Fortaleza-Aracati), 085 (Caucaia-Paracuru) e 065(Fortaleza-Batutité) e nas praias, haverá equipes volantes além de seis fixas, em trailers, durante 24 horas, nas proximidades de Beberibe, Aracati, Caucaia, Redenção,Guaraciaba do Norte e Flexeiras.

As equipes volantes atuarão, no horário das 9horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas nas rodovias de acesso aos seguintes municípios:Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Aracati, Guaiuba, Acarape, Redenção, Aracoiaba; Caucaia, São Gonçalo do Amarante Paracuru, Paraipaba, Trairi, Itarema, Gijoca, Acaraú, Cruz, Bela Cruz, Marco, Morrinhos, Santana do Acaraú, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito,Guaraciaba do Norte, Ipu, Quixadá, Quixeramobim, Mombaça, Senador Pompeu, Acopiara,Iguatu, Icó, Orós, Cedro; Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Milagres,Brejo Santo; Morada Nova, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Quixerá, Russas, São João do Jaguaribe; Itapipoca, Tururu, Uruburetama, Pentecoste e São Luiz do Curu.


fonte site DETRAN/CE : http://portal.detran.ce.gov.br/index.php/noticias/14-lista-de-noticias/43450-detran-ce-fara-fiscalizacao-no-carnaval-com-300-agentes

sábado, 11 de fevereiro de 2012

CHARGE

FRANÇA E BÉLGICA PAGAM POPULAÇÃO PARA USAREM AS BICICLETAS COMO MEIO DE TRANSPORTE


A França vai seguir o exemplo da Bélgica e incentivar trabalhadores para usarem a bicicleta como meio de transporte. Isso mesmo: quem for pedalando para o trabalho vai receber por isso. A indenização foi apresentada no último dia 16/01, em Paris.

O valor do incentivo, inclusive, será o mesmo que o da Bélgica: € 0,21 por quilômetro pedalado. As empresas que adotarem o modelo receberão isenções do Estado. Os esforços são motivados principalmente pela meta combinada entre os países da União Europeia de que, até 2050, todos devem diminuir a emissão de CO2 para 308 milhões de toneladas por ano.

Em declaração ao jornal Le Figaro, o prefeito do 15º distrito de Paris, Philippe Goujon,  estimou que os 2 milhões de pessoas que usam bicicleta para irem ao trabalho na França (com média de cinco quilômetros de percurso) “terão custo de 20 milhões de euros para o Estado”.

Já em entrevista ao jornal ‘Metro’, o ministro dos Transportes Thierry Mariani indicou que outras medidas para mudar o trânsito estão sendo estudadas e podem entrar em prática. Entre elas, estão: modificar a norma de circulação para permitir que os ciclistas avancem o semáforo vermelho quando virarem à direita, marcar as bicicletas com código para combater roubos e construir mais ciclovias.

Mariani comentou que, na França, a utilização desse meio de transporte permite economizar € 5,6 bilhões de euros pelos benefícios que proporciona à saúde das pessoas, além de limitar os gases poluentes.

Ele ainda diz que, se cada europeu pedalasse 2,6 quilômetros por dia ao invés de usar um carro, o transporte seria responsável por uma queda de 15% das emissões de CO2, principal responsável pelo aquecimento global.

fonte: site trânsito + gentil http://www.transitomaisgentil.com.br/blog/?p=2883

CRESCE O NÚMERO DE ACIDENTES FATAIS COM MOTO ENTRE MULHERES

No Brasil, de 1996 a 2010, a quantidade de mortes em acidentes com estes veículos aumentou 16 vezes

O número de acidentes fatais com moto, entre mulheres, aumentou 875%, de 1996 a 2010, no Ceará, passando de oito para 78 casos. O dado é do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. A quantidade de vítimas do sexo feminino vem crescendo sensivelmente. No entanto, o número de homens envolvidos em acidentes de trânsito ainda é bem superior ao de mulheres.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-Ce), no ano passado, morreram 1.770 homens e 9.328 ficaram feridos em acidentes. Já entre as mulheres, 291 faleceram e 2.394 ficaram feridas. Em 2010, esse número era maior. Foram 2.565 pessoas do sexo feminino feridas em acidentes de moto.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-Ce), no ano passado, morreram 1.770 homens e 9.328 ficaram feridos em acidentes. Já entre as mulheres, 291 faleceram e 2.394 ficaram feridas. Em 2010, esse número era maior. Foram 2.565 pessoas do sexo feminino feridas em acidentes de moto.

No Brasil, de 1996 a 2010, a quantidade de mortes de pessoas do sexo feminino em acidentes com motocicletas cresceu 16 vezes, enquanto o número de homens que morreram nestas ocorrências aumentou 13 vezes no mesmo período.

Os acidentes com motocicletas são temas de grandes preocupações por parte das autoridades, órgãos de trânsito e especialistas da área, sendo considerado um problema de saúde pública, principalmente quando se trata de motos.
Um dos fatores preponderantes no incremento do número de acidentes é o aumento da frota de motocicletas, meio de transporte utilizado por 10,2 mil dos 41 mil brasileiros que perderam a vida no trânsito em 2010. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, especialmente em cidades com menos de cem mil habitantes, tem aumentado o número de motociclistas, inclusive do sexo feminino, tornando as mulheres mais vulneráveis aos acidentes de trânsito.

No Ceará não é diferente. Segundo a diretora de planejamento do Detran-CE, Lorena Moreira, o número de pessoas do sexo feminino conduzindo motocicletas aumentou, inclusive porque o veículo é usado como meio de transporte para o trabalho. "Cresceu a quantidade de mulheres que hoje ocupam profissões que dependem de meios de transporte e que antes era estritamente dos homens, como a de entregador", destaca.

Outro agravante é que o consumo abusivo de bebidas alcoólicas por elas vem apresentando tendência de crescimento apontado pela pesquisa Vigitel (Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) 2010. O risco está em associar a bebida com a direção, o que também vem acontecendo com frequência.

Lorena aponta o grau de estresse no trânsito e a imprudência pelo não uso de capacete, por exemplo, como outras causas para a elevação de ocorrências. Ela informa que o Detran não realiza nenhuma campanha específica para as mulheres a fim de conter o crescimento de mortes, mas afirma que o foco do órgão são os motociclistas em geral, já que o número de homens que se acidentam com motos ainda é consideravelmente maior.

Para o professor da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), Marcus Lima, as cidades não têm o desenho apropriado para a circulação de motocicletas. "É uma opção às camadas com menos poder aquisitivo, mas o incremento de veículos a cada ano é enorme". Segundo Lima, tem de haver disposição para mudar esse paradigma. "É um processo irreversível", acrescenta.

O professor da Unifor destaca que os constantes engarrafamentos e a diminuição do tempo de trânsito geram estresse e, consequentemente, acidentes. "Não adianta abrir ruas. A solução é uma mudança da mentalidade em que os veículos predominam sobre a vida das pessoas. Existem outras alternativas, como um transporte de qualidade".

Já para a professora especialista em Saúde Pública da Unifor, Augediva Maria Juca Pordeus, o animal de tração vem sendo substituído por motocicletas no Ceará por conta da facilidade de acesso. "Podemos observar cada vez mais mulheres conduzindo motos. A busca pela mobilidade urbana obriga a pessoa a usar veículo individual".


A professora considera o problema uma situação comportamental e, para ela, as iniciativas a fim de remediar o aumento da frota e o não uso do transporte público são insignificantes.LINA MOSCOSOREPÓRTER  ( DIÁRIO DO NORDESTE)

fonte: Diário do nordeste http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1104349

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PARCERIA AUTO ESCOLA ARRUDA E SINDICATO DOS COMERCIARIOS DE SOBRAL


A auto escola fecha mais uma parceria , agora com o sindicato dos comerciários de sobral, agora o comerciário pode tirar a habilitação com descontos especiais.

Para isso o candidato deve possuir a carteira do sindicato, para maiores informações os interessados devem procurar o sindicato.  

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A maioria dos acidentes de trânsito envolvendo crianças acontece ao redor da escola


Volta às aulas, para muitos, quer dizer congestionamento, irritação, pressa, etc. O que poucos sabem é que a maioria dos acidentes de trânsito envolvendo crianças acontece ao redor das escolas. “Quando você estuda as estatísticas percebe que o pico de acidentes acontece no horário de entrada e saída dos alunos”, afirma Elaine Sizilo, especialista em trânsito e consultora do Portal do Trânsito.

Em muitos desses casos quem compromete a segurança são os próprios pais e professores que não respeitam as leis de trânsito. “Eu aprendi a atravessar a rua, colocar o cinto de segurança, porque assim posso corrigir a minha mãe que às vezes faz coisas erradas”, ensina Alisson Martins, 10 anos, estudante. Segundo Sizilo, não basta educar as crianças se os próprios pais não derem o exemplo. “É essencial que os pais conheçam e respeitem as leis de trânsito e normas de direção defensiva. Aliado a isso é necessário que a fiscalização também seja mais rigorosa”.



Cadeirinha
De acordo com a legislação vigente é obrigatório o uso de cadeirinhas de segurança para crianças menores de sete anos e meio, porém, a consultora do Portal do Trânsito aconselha “é importante verificar a altura e o peso da criança, se ela completar sete anos e meio e o cinto continuar passando no pescoço, deve-se adiar a retirada do assento de segurança”, afirma.


Os veículos de transporte escolar estão dispensados da lei, mas a Coordenadora Nacional da ONG Criança Segura, Alessandra Françóia, faz um alerta aos pais.“Essa é a única forma segura de transportar a criança dentro do veículo. Em qualquer situação, a criança deve utilizar a cadeirinha de segurança adequada para o seu tamanho, seja no transporte escolar ou táxi”.


Segundo dados do Ministério da Saúde quase 2000 crianças morrem a cada ano como vítimas de acidente de trânsito.


 “Acreditamos muito na Educação de Trânsito tanto para crianças como para adultos, acho que só assim poderemos garantir que no futuro tenhamos um trânsito melhor para todos”, conclui Sizilo.

fonte: SITE PORTAL DE TRÂNSITO: http://www.portaldotransito.com.br/reportagens-especiais/pais-tambem-devem-estar-preparados-para-volta-as-aulas.html