Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2011

BICICLETA MOVIDA A ÁGUA


Há um mês circula pelas ruas de Curitiba uma bicicleta com motor movido a água. O modelo, em teste, seria o único do Brasil. O estudante Giovani Gaspar Vieira, 28 anos, idealizador do projeto, conta ter visto um semelhante apenas no Japão. Existem vários modelos de bicicletas elétricas no mercado e alguns até usam hidrogênio, mas todos têm uma bateria para armazenar a energia elétrica. O desejo de Giovani é ver os projetos para o transporte alternativo de Curitiba para a Copa do Mundo de 2014 contemplarem o uso da bicicleta ecológica.

No quadro da bicicleta fica armazenado um pequeno cilindro com hidrogênio. Na parte traseira há uma célula combustível que utiliza o gás para fazer uma reação com o oxigênio do ar, obtendo como resultado a geração de energia elétrica. O resíduo é apenas vapor de água. O motor é acionado somente quando o ciclista tem dificuldade de vencer obstáculos, como subidas, tão comuns em Curitiba. No restante do percurso, apenas os pedais são suficientes para mover a bicicleta.
A velocidade máxima é de 80 quilômetros por hora, mas seu inventor limitou-a a 35 km/h. Embora tenha acelerador, o motor só funciona quando o condutor está pedalando. O investimento no protótipo foi de R$ 8 mil, mas a fabricação em larga escala permitiria que o modelo fosse vendido por menos de R$ 3 mil. Estudante do mestrado em engenharia mecânica com ênfase em manufatura, Giovani busca parcerias ou investidores para viabilizar comercialmente seu projeto.

Reabastecimento
O principal desafio para os idealizadores de modelos alternativos de transporte é oferecer aos usuários uma rede logística que permita reabastecer os veículos.
Por isso, Giovani imaginou postos de recarga distribuídos pelos vários pontos turísticos e nas proximidades de terminais de transporte coletivo. Com a captação de água da chuva e o uso de placas de energia solar, as células para a conversão de hidrogênio seriam acionadas. Assim, não haveria qualquer custo para o usuário nem a necessidade de usar algum tipo de energia fóssil ou elétrica.
A paixão de Giovani pelas bicicletas é movida por muita ambição. Ele, que se apresenta como o presidente para o Brasil da Neshy – empresa da qual é o único integrante – esteve em diversos países pesquisando modelos de bicicleta sustentáveis: em feiras no Japão e na Alemanha, encontrou alguns protótipos e, da Itália, trouxe o exemplar que passou pela adaptação. Em visita à Holanda, que incentiva o uso de bicicletas por meio de políticas públicas, veio a inspiração para o modelo de posto de recarga, que serve de estrutura para o sistema de locação de bicicletas.

FONTE GAZETA DE MARINGÁ: http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1131099&tit=Bicicleta-movida-a-agua

domingo, 29 de maio de 2011

USO DO CINTO DE SEGURANÇA

Campanha sobre o uso do cinto Americana.





REFLITA!

PROVA LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO EM SOBRAL



Desde sábado (29) de maio até hoje estão sendo realizadas em Sobral provas para legislação de trânsito foi grande o número de candidatos que foram até o DETRAN para participarem da avaliação, como já foi publicado em outra postagem mais antiga o DETRAN não mais entrega o resultado ao candidato no final da prova o candidato deve  obter através do site do DETRAN o resultado no total a auto escola Arruda encaminhou 41 alunos para avaliação.

Foi informado pelo departamento que os resultados estarão disponíveis para conslta apartir de terça feira (31) de maio o candidao também pode ligar para a auto escola e solicitar o resultado

sábado, 28 de maio de 2011

DETECTORES DE RADAR E LOMBADAS ELETRÔNICAS


Muitos motoristas já perceberam o grande número de radares e lombadas eletrônicas instalados em Sobral, um tema que gera polêmica no Brasil todo já que por todo nosso país existem tais dispositivos
muitas pessoas defendem a extinção destes dispositivos por considerarem uma forma de transformar o trânsito em arrecadador para o estado ou município a chamada e batizada " INDUSTRIA DA MULTA ".


Já outros acham que sem esses dispositivos o trânsito ficaria muito mais caótico do que já está principalmente partindo da lógica " Se não houvesse infratores não haveria multa " , partindo desta divergência de opiniões várias empresas apresentaram ao mercado dispositivos para alertar o condutor sobre os radares ou lombadas eletrônicas  para quem é antenado com a tecnologia sabe bem que isto já existe a muito tempo.


Só que com o aumento da implantação dos radares eletrônicos o número de compradores dos dectores de radar cresceu mais ainda podemos até falar que já virou moda estes detectores entre Motoristas da Capital e do inhterior, usam equipamentos GPS com detectores de radares. Contudo, o inciso III do artigo 230, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que fala sobre as infrações ao conduzir veículos, deixa claro que o uso de dispositivo antirradar é considerado uma infração gravíssima.
Mesmo assim, segundo a assessoria de imprensa do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran), o uso do equipamento não é fiscalizado, já que órgão acredita que o dispositivo auxilia na educação no trânsito, reduzindo o número de infrações.

Segundo a assessoria de imprensa do Detran-CE, atualmente, nas rodovias estaduais, cerca de 2 mil motoristas são multados mensalmente por excesso de velocidade. Contudo, esse número é mínimo se comparado ao grande fluxo das CEs. Segundo o órgão, somente na 040, passam cerca de 80 mil carros por dia.

Além disso, a assessoria ressalta que não existe indústria de multas, pois o Detran não visa lucrar com as infrações, e sim educar a população. Conforme a assessoria de imprensa, as multas por velocidade representam apenas 18% da arrecadação mensal do Detran.

EFEITOS DO ÁLCOOL OU CULPA DA BICICLETA?

DE PEQUENO QUE SE APRENDE

AULAS PRÁTICAS URUOCA


A auto escola Arruda iniciou o treinamento prático de moto na cidade de Uruoca , pedimos aos candidatos inscritos no programa Carteira Popular que procurem nossos instrutores para agendamento de suas aulas.

Maiores informações liguem : 314.95.22

Caso tenha cometido uma infração de natureza leve ou média no período de 12 meses , o infrator poderá solicitar que a infração seja substituída por uma penalidade " ADVERTÊNCIA POR ESCRITO ", evitando desta forma a cobrança da multa .

CAMPANHA TRÂNSITO MAIS GENTIL


E se você ouvisse uma música, em vez de buzinar? Ou apontasse o erro, em vez de xingar? Gentileza gera gentileza e se multiplica. Experimente.
O melhor jeito de se acostumar com ela é se pondo no lugar do outro. Se alguém tomar aquela vaga de estacionamento que você estava esperando, releve; caso um motorista não deixe você ultrapassar, tolere; se outro vier disposto a brigar, não dê brechas para continuar a discussão.
Quando você muda, a cidade muda, e isso começa dentro de cada um.
As pessoas são como espelhos quando se trata de atitude, um gesto bom que você faça, volta com a mesma bondade.
Ou seja, ganha você e quem está ao seu lado no farol. Entre para o movimento Trânsito + gentil, seu dia-a-dia agradece.
O Movimento Trânsito + Gentil propõe uma mudança de atitude. A gentileza pode ser multiplicada e crescer junto com o número de carros que circulam na cidade.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

NÚMERO DE MOTOS EM DEZ ANOS


Em matéria divulgada no jornal O POVO pesquisa fala sobre o crescimento em dez anos no número de motos a transitar nas vias  haverá mais motocicletas nas vias brasileiras do que carros. É o que aponta o estudo "A mobilidade Urbana no Brasil", do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta quarta-feira, 25.
A pesquisa mostra que a demanda por transporte público caiu 30% na última década. No mesmo período, a compra de carros cresceu em media 9% ao ano e a de motos, 19%. A previsão é de que a partir de 2012 a aquisição de motocicletas será maior do que a de automóveis.

"Em uma década seremos um país sobre duas rodas. Estamos seguindo um modelo asiático. Lá, as motos entopem as ruas. Isso é efeito de um transporte público ruim, pouco atrativo. A forma que o cidadão encontra para deixar o transporte público é ir para a motocicleta. Moto polui muito mais do que carro. Se comparar com transporte público, polui 40 vezes mais", afirma Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, coordenador do trabalho.

Ele alerta ainda para o fato de a moto matar muito mais do que o carro. Em 1997, houve 12.500 mortes de pedestres, 973 de motociclistas e 3.900 de pessoas em carros. Em 2007, depois que 7,6 milhões de motos entraram em trânsito, o número de mortes de motociclistas passou para 8.118, o de pedestres caiu para 9.657 e o de pessoas em carros, subiu para 8.273.

Carvalho cita o exemplo do Rio de Janeiro para mostrar as transformação das viagens urbanas no País. Em 1950, os bondes respondiam pela maioria dos deslocamentos (649 milhões de viagens por ano), seguidos de ônibus (216 milhões), trens (208 milhões) e carros (20 mil). Em 2005, automóveis fizeram 1,6 bilhão de deslocamentos urbanos e os ônibus, 1,5 bilhão. Trens e metrôs responderam por 259 milhões de viagens.

Financiamento

Segundo o pesquisador, esse fenômeno se explica, em parte, pelo crédito farto e longos prazos de financiamento de carros e motocicletas - no caso de motos, o valor da prestação se aproxima ao gasto mensal com a tarifa de transporte público. O alto custo das passagens também influenciou a mudança do comportamento - desde 1995, as tarifas dos ônibus urbanos aumentaram cerca de 60% acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O crescimento do transporte individual tem forte impacto no trânsito. Em 1992, o tempo médio de deslocamento casa-trabalho do brasileiro era de 37,9 minutos. Em 2008, passou para 40, 3. E 19% das pessoas perdem mais de duas horas diárias nesse trajeto.
"Se não houve políticas de melhorar no transporte público, como políticas efetivas para baratear tarifas do transporte público, investimentos em infraestrutura, a situação só vai se deteriorar, com aumento de acidentes, de congestionamento e da poluição. Vai chegar a um ponto em que as cidades se tornarão inviáveis", afirma Carvalho.

As facilidades apontadas pelo pesquisador  podemos acrescentar uma em nosso estado que é a facilidade hoje oferecida para obtenção da CNH de moto esse fator também contribui para o crescimento , pois além do transporte ser mais barato para aquisição, manutenção e consumo comparado a um carro a facilidade a habilitação favorece a esse crescimento.

FONTE JORNAL O POVO: http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/brasil/2011/05/25/noticiabrasil,2248886/em-dez-anos-havera-mais-motos-do-que-carros-em-vias-brasileiras.shtml

terça-feira, 24 de maio de 2011

ALUNOS CARTEIRA POPULAR SOBRAL


A auto escola Arruda comunica aos candidatos a carteira popular no municipio de Sobral que já se encontra disponivel as datas, horarios e local do curso de legislação de trânsito, pedimos aos candidatos que entrem em contato com a auto escola, atraves das seguintes formas:

TELEFONE: 3614.95.22
EMAIL: autoescolaarruda@hotmail.com
ORKUT: Auto escola Arruda
MSN: adicionando através de email
FACEBOOK: autoescolaarruda

SERVIÇOS ELETRÔNICOS DETRAN


O DETRAN-CE completará 40 anos de atividades, no próximo dia 14, buscando ações que visem ampliar os serviços eletrônicos disponibilizados aos seus usuários. Desde o final de abril, foi criado o e-Habilitação, que oferece aos portadores de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a oportunidade de diminuir o tempo gasto na realização de alguns serviços.

Com isso, os usuários já podem emitir, via internet, boletos para pagamentos de taxas para renovação de CNH e obtenção da 2ª via do documento. Assim, o condutor habilitado poderá, antes de se dirigir aos postos do Órgão, fazer o pagamento do boleto nas agências dos bancos credenciados (Banco do Brasil , Banco Popular, Caixa Econômica , Agências Lotéricas, e Bradesco). Depois basta ir a um dos postos do Órgão na capital e Interior, para tornar mais ágil o atendimento e reduzir o tempo nas filas. Mas neste primeiro mês da implantação do serviço, o atendimento ao usuário só pode ser feito no posto da sede do DETRAN-CE, na Maraponga.

Nos últimos 4 anos, outros benefícios qualificaram os serviços aos usuários, como a emissão do documento do veículos em 26 postos no Interior (antes esse serviço era feito somente no posto da Maraponga), emissão diária da CNH em Juazeiro do Norte e Sobral, implantação do Posto Regional de Tianguá, construção do novo posto regional de Itapipoca; construção do novo posto regional de Morada Nova; implantação do novo posto regional de Tauá, que começará a funcionar ainda neste semestre; implantação do programa Carteira de Motorista Popular, beneficiando 80 mil pessoas de baixa renda da capital e interior, com a emissão gratuita da carteira de motorista categoria A;  além da renovação frota de veículos fiscalização, que agora é composta por 119 viaturas, entre os quais 18 caminhões reboques, 18 Hilux cabine dupla, 20 motocicletas e 41 automóveis.


OUTROS SERVIÇOS ELETRÔNICOS

Até o final deste mês, também estarão disponíveis serviços eletrônicos relacionados a veículos novos e usados, para que o usuário obtenha informações sobre veículo (ou veículos) de sua propriedade de sua residência, escritório ou lan house.

O grande marco desse momento do DETRAN-CE ocorrerá ainda neste semestre, quando será disponibilizado aos 1,2 milhões de habilitados e 1,7 milhões de proprietários de veículos um ambiente eletrônico integrado e funcional dos serviços de suas atividades fins. Os usuários poderão ter acesso ao registro dos seus dados, como pontuação, data de vencimento da CNH e do licenciamento, notificação de multas, entre outros, que poderão ser disponibilizados, após pequeno cadastro de validação e acessados mediante CPF e senha. A tendência é que esta ferramenta, batizada de Meu DETRAN, seja ampliada progressivamente, possibilitando proximamente o envio de informações via e-mail, SMS e twitter.

A ampliação dos serviços eletrônicos vem sendo possível, após a migração do antigo sistema chamado SIT (chamado de Sead), em atividade há mais de 20 anos, para uma aplicação web chamada GETRAN , Sistema de Gerenciamento de Trânsito, cujos equipamentos e a manutenção do sistema estão sob a responsabilidade do próprio DETRAN-CE. Essa migração permitiu ao órgão disponibilizar em tempo real, informações que antes demoravam 24 horas para serem processadas, como relatórios, consultas realizadas por outros sistemas, notificações e certidões, entre outras.
 

quinta-feira, 19 de maio de 2011

CURSOS CARTEIRA POPULAR SOBRAL


A auto escola Arruda avisa aos candidatos a habilitação popular de "SOBRAL" que até a próxima semana estará divulgando as datas a ser realizado o curso de legislação de trânsito necessário para obtenção da CNH, até hoje continuam chegando alunos que terminaram os exames médicos dificultando assim uma previsão de quantidade de candidatos a serem atendidos.


Ainda até o momento o DETRAN não divulgou datas para a realização da prova teórica, pedimos aos candidatos que quinta feira (26) de maio entrem em contato com a auto escola para serem repassadas as informações necessárias.


Formas de contato com a auto escola Arruda:


TELEFONE: 3614.95.22
ORKUT: AUTO ESCOLA ARRUDA
EMAIL E MSN: autoescolaarruda@hotmail.com
NOSSO ENDEREÇO: Rua Clotario Aguiar Araujo,306, campo dos velhos ( rua da antiga cofeco hoje clube do SESC próximo ao DETRAN- SOBRAL)